Educação financeira é essencial para saber o mínimo do que acontece ao nosso redor, tanto no mercado de trabalho quanto nas atualizações de números que passam diariamente em notícias. Ficar perdido nunca mais!
Alguns passo importantes são:
Não adiantar querer estar envolvido e integrado no meio econômico se não saber interpretar todas as suas vertentes. Faça uma breve busca e pesquise os principais pontos a se considerar.
Faça um levantamento de suas receitas, despesas, dívidas, etc. Coloque tudo na ponta do lápis e veja o que pode ser desnecessário de um ponto de vista cético.
Onde você deseja chegar? Qual é o seu sonho? Quais são os passos para alcançá-lo? Isso envolve dinheiro? Em que proporção? Todas essas perguntas são importantes nessa análise.
Eduque-se sobre diferentes tipos de investimentos, como ações, renda fixa, imóveis e fundos de investimento. Entenda os riscos e benefícios de cada opção antes de tomar decisões de investimento. Além disso, tente abdicar do cartão de crédito em sua maioria!!!
Crie uma reserva de dinheiro para futuros imprevistos, evitando dívidas ainda maiores. Não é necessário começar guardando uma quantia grande, de pouquinho em pouquinho chegamos lá!
É comum que imprevistos aconteçam em determinado mês ou período, alguns valores devem ser cobertos por outros e assim por diante. Porém, não deixe de acompanhar o seu dinheiro. Mantenha a sua agenda financeira em dia!
Busque por conhecimento constante sobre educação financeira, como livros, blogs e vídeos sobre o assunto.