Como precificar corretamente o meu produto ou serviço

A precificação é um dos aspectos mais críticos para garantir a lucratividade da sua empresa. Definir o preço certo para seus produtos ou serviços envolve considerar todos os custos envolvidos, desde matéria-prima até despesas operacionais, além de analisar os preços praticados pelos concorrentes.

Veja um exemplo

Imagine que estamos precificando um bolo!

Custo dos ingredientes:

  • Farinha: R$ 5,00
  • Açúcar: R$ 3,00
  • Ovos: R$ 4,00
  • Chocolate: R$ 8,00

TOTAL = R$ 20,00

Custo de produção:

  • Energia elétrica: R$ 3,00
  • Embalagem: R$ 2,00

TOTAL = R$ 5,00

Custo de mão de obra:

  • Tempo gasto: 2h00
  • Custo por hora de trabalho: R$ 10,00

TOTAL = R$ 20,00

Analisando esse cenário, tivemos um custo total para produzir o bolo de R$ 45,00.

Agora, você precisa adicionar a margem de lucro desejada. Suponha que você quer um lucro de 30% sobre o custo total. Isso significa que o preço de venda seria:

PREÇO DE VENDA = CUSTO TOTAL + MARGEM DE LUCRO

Ou seja…

PREÇO DE VENDA = R$ 45,00 + 30%

O que totaliza…

R$ 58,50

Esse seria o valor do bolo considerando as estimativas apresentadas. Assim, basta aplicar essa análise com base no seu negócio!

Além disso, a margem de lucro quem determina é você! Se quiser colocar 100% de lucro, fique à vontade. Isso é unicamente questão de teste com o público-alvo de cada empresa, local de atuação, qualidade do produto ou serviço etc.

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