A precificação é um dos aspectos mais críticos para garantir a lucratividade da sua empresa. Definir o preço certo para seus produtos ou serviços envolve considerar todos os custos envolvidos, desde matéria-prima até despesas operacionais, além de analisar os preços praticados pelos concorrentes.
Veja um exemplo
Imagine que estamos precificando um bolo!
Custo dos ingredientes:
- Farinha: R$ 5,00
- Açúcar: R$ 3,00
- Ovos: R$ 4,00
- Chocolate: R$ 8,00
TOTAL = R$ 20,00
Custo de produção:
- Energia elétrica: R$ 3,00
- Embalagem: R$ 2,00
TOTAL = R$ 5,00
Custo de mão de obra:
- Tempo gasto: 2h00
- Custo por hora de trabalho: R$ 10,00
TOTAL = R$ 20,00
Analisando esse cenário, tivemos um custo total para produzir o bolo de R$ 45,00.
Agora, você precisa adicionar a margem de lucro desejada. Suponha que você quer um lucro de 30% sobre o custo total. Isso significa que o preço de venda seria:
PREÇO DE VENDA = CUSTO TOTAL + MARGEM DE LUCRO
Ou seja…
PREÇO DE VENDA = R$ 45,00 + 30%
O que totaliza…
R$ 58,50
Esse seria o valor do bolo considerando as estimativas apresentadas. Assim, basta aplicar essa análise com base no seu negócio!
Além disso, a margem de lucro quem determina é você! Se quiser colocar 100% de lucro, fique à vontade. Isso é unicamente questão de teste com o público-alvo de cada empresa, local de atuação, qualidade do produto ou serviço etc.